sábado, 12 de setembro de 2015

Resenha: Quem é Você, Alasca?

Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Número de páginas: 229
Nota: ☆☆☆☆















Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa...

"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados."





Miles, mais conhecido ironicamente como Gordo, é um garoto comum, não tem namorada, nem amigos e nunca viveu algo emocionante. Sua maior paixão, é colecionar frases que grandes pessoas disseram antes de morrer. Mas tudo pode mudar, pois ele está indo para uma faculdade interna, chamada Culver Creek, onde seu pai também estudou quando jovem. Motivado pelo seu "O grande talvez", que foi as ultimas palavras do poeta François Rebelais, pois sua vida até então nunca teve algum momento memorável.

"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil."

Como qualquer novato numa faculdade, foi recebido por um trote, onde o mumificaram com fita adesiva e o jogam no lago do colégio, o que pra ele foi humilhante. Mais tarde, ele acaba descobrindo que o tal trote ocorreu por causa de um desentendimento relacionado ao seu colega de quarto, Coronel, que já é veterano no colégio e a sua magnífica vizinha de quarto, Alasca Young, que é muito inteligente, imprevisível e tem milhares de livros em seu quarto, nunca lidos. E nessa escola, após conhecer seu colega de quarto, Gordo conhece também outros dois adolescentes: Um descendente de japonês chamado Takumi e uma romena, Lara.

"Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos."

Com estes novos amigos, Miles vai viver suas primeiras experiências, compartilhar suas últimas frases favoritas e descobrir que Alasca também está em busca de algo.

"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer."

O livro é dividido em duas partes, o "Antes" e o "Depois". Quando eu estava lendo fiquei bastante curiosa com o depois, um dos meus melhores amigos me contou e eu fiquei muito brava, mas eu não vou contar pra vocês, haha.

"Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia."


Foi o primeiro livro do John Green, eu adorei, mas infelizmente não me senti presa ao livro, demorei bastante para terminá-lo. Mas o livro é incrível, me identifiquei bastante com a Alasca, por ela ser imprevisível e mudar de humor o tempo todo, ela é feminista, além de ter pensamentos muito parecidos com os meus <3. Não gostei muito do Miles/Gordo, achei ele meio bobinho em muitas partes, mas ainda sim é um garoto bem inteligente. Há frases incríveis e que me fizeram pensar muito a respeito, muitas partes engraçadas e irônicas.

 Estão dizendo bastante que vai ter adaptação cinematográfica e se não me engano deve até ter sido confirmada, então precisei fazer a resenha logo antes que ficasse mais batido do que já está, haha.

"Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança na noite de Natal."

----












7 comentários:

  1. Sou suspeita pra falar porque amo o Green mas, esse livro é tão incrível né?!
    Ahhhh e AMEI muuuuuito o logo do seu blog! Cheio de coisas fofas! TÁ LINDO<3

    Beijoos<3
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo muito, haha <3
      Fico muito feliz que tenha gostado, volte sempre, tá? Beijos♥

      Excluir
  2. Meu livro favorito do John, li ele a primeira vez em três dias. Nunca canso de lê-lo, não vejo a hora de ver a adaptação.
    Beijão,
    http://docecyn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô louquinha pra ver a adaptação também, haha.
      Beijo <3

      Excluir
  3. Sua resenha ficou ótima, confesso que tenho curiosidade em ler esse livro
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Assim que tiver a oportunidade leia-o, é muito bom!
      Beijos.

      Excluir
  4. Eu amo a escrita do John, super atual e fácil de ler onde eu acabo devorando os livros dele de uma forma ótima. Sou apaixonado por cidades de papel. Ainda não tenho o Quem é você Alasca, mas quero ler pra ciar uma opinião própria. Adorei a resenha <3

    Caso queira conhecer meu blog
    www.umcontainer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...